O andaime suspenso mecânico é uma estrutura feita para garantir não somente uma maior segurança, mas também o conforto do profissional que realiza o trabalho em altura.

Com capacidade para suportar cargas importantes, esses equipamentos têm potencial para representar maior agilidade no desenvolvimento do trabalho e ainda proteger os colaboradores contra acidentes.

A montagem do andaime suspenso mecânico

Montar um andaime suspenso mecânico é um trabalho para pessoal especializado no assunto. Afinal, trata-se de uma missão importante e assim como todos os trabalhos em altitude, é essencial seguir as instruções das agências reguladoras, bem como as recomendações do próprio fabricante.

Mesmo assim, há diretrizes que funcionam para todos os casos, e independente do tipo de andaime ou do peso a ser empregado, lembre-se de atentar para os seguintes fatores:

  • Não improvisar na hora de utilizar os cabos de segurança. (Use somente cabos de aço)
  • Guarda corpo e rodapé devem ser acrescentados, há um acesso específico para isso em cada suporte de estrado.
  • Fazer a verificação do equipamento sempre antes de iniciar os trabalhos do dia.
  • Não deixar que resíduos se acumulem sobre as estruturas, eles podem representar peso extra, ou deteriorar cabos e roldanas.
  • Sinalizar quando o andaime suspenso mecânico estiver em fase de montagem e desmontagem
  • As roldanas precisam estar limpas e devem ser manuseadas com cuidado.
  • Não acrescente acessos, com a intenção de facilitar o transito entre andaimes. Improvisar nessa hora pode ser um risco enorme.
  • Para subir e descer é necessário usar guinchos de elevação que funcionam de modos variados. As possibilidades variam desde o acionamento por alavancas, manivelas, até os modelos mais modernos, que podem ser acionados automaticamente.

Mas fique atento, as normas de segurança do trabalho proíbem a instalação das catracas em prédios que sejam mais altos do que 8 andares. Para casos onde é permitido o uso desses dispositivos, é interessante lembrar que as catracas precisam receber uma segunda trava de segurança.

 Qual a diferença entre andaime suspenso e em balanço

O andaime em balanço é mais frequentemente feito em metal, e esta é forma mais segura desse equipamento. Mas também existem versões elaboradas em madeira que podem ser interessantes para estruturas provisórias, nas quais não se pretende empregar muita carga. E se for o caso, é imperativo usar material de boa qualidade, como madeiramento sem nós, nem aparas, e também é interessante não pintar as peças, para que seja mais fácil fazer as vistorias diárias e encontrar sinais de deterioração que possam aparecer.

Contudo, a principal diferença entre o andaime suspenso e o andaime em balanço é a forma como essas estruturas exploram a sua base de sustentação.

O andaime em balanço dispõe da estrutura principal através de contato direto, e pode-se dizer que funciona como sua própria barra de ancoragem, apesar de também dispor desse recurso para aumentar a segurança.

Enquanto que os andaimes suspensos podem ser móveis, podem possuir diferentes formas de estrutura e são os mais indicados para maiores cargas ou construções muito altas.

Onde encontrar andaime suspenso mecânico?

Em um mercado que cresce cada vez mais rapidamente, encontrar andaime suspenso mecânico está cada vez mais fácil, no entanto, é preciso pensar cuidadosamente sobre as fornecedoras desse equipamento, a fim de entender se se tratam de empresas responsáveis, que se preocupam em oferecer produtos modernos e de qualidade.

Procure marcas respeitadas e que já tenham tempo de operação no setor. Também é importante conversar com quem já teve contato com a empresa a fim de entender os pontos fortes e fracos, se houverem.

Com frequência, as mesmas empresas que oferecem equipamentos como o andaime suspenso mecânico, também disponibilizam todos os materiais e acessórios de segurança necessários para o desenvolvimento do trabalho em altura e isso é um fator interessante.

Invista em tecnologia e segurança com os andaimes suspensos mecânicos e dê mais agilidade à sua obra.