A recepção é a primeira parte do seu ambiente que terá contato com o público. Assim que entrarem no local, os clientes, funcionários e prestadores de serviço em geral verão a sua recepção e essa primeira impressão têm uma importância enorme na forma como sua empresa vai ficar marcada na mente de cada um que passar por ali.

Ter bons móveis de recepção é fundamental, mas isso não é tudo. A qualidade e a escolha de cada um dos móveis vai causar um efeito diferente no ambiente, então é preciso que você leve em consideração cada aspecto na hora de escolher o que vai comprar para compor a sua recepção.

Balcão

O balcão de recepção é o ponto central do atendimento em uma recepção, você precisa que ele seja colocado ou construído num ponto estratégico para que possa causar uma impressão de boas vindas em qualquer um que entrar no ambiente de imediato.

Existem diferentes tipos de balcão que vão causar diferentes efeitos, então você deve escolher com cuidado. Por exemplo, o balcão circular é perfeito para atendimentos em locais onde você pode receber pessoas vindas de mais de uma direção.

Por isso, avalie se sua empresa tem mais de uma entrada, da mesma forma o balcão quadrado ou retangular pode ser bem utilizado quando diferentes pessoas no atendimento estiverem exercendo funções diferentes naquele local para facilitar a divisão do público, ou seja, você deve primeiro analisar o uso do balcão antes de escolher um que se encaixe naquele que você pretende fazer.

Cadeiras e mesa de centro

Em alguns casos a sua recepção vai precisar de um espaço para que clientes possam esperar, seja um consultório ou mesmo um escritório é importante que os móveis de recepção sejam confortáveis e que tragam uma sensação de relaxamento e familiaridade.

TV a cabo ou serviço de Streaming

Se o seu serviço é algo que exige um tempo maior de espera dos clientes, como no caso de clínicas onde pacientes podem esperar por até meia hora para serem atendidos, utilize eletrônicos como uma tv com serviço por assinatura ou um Serviço de streaming para oferecer uma distração visual.

Escolha filmes que possam prender a atenção mesmo quando alguém chegar no meio da exibição, isso vai fazer com que a pessoa tenha uma percepção menor do tempo que passou esperando e você possa manter muito mais clientes interessados nos seus serviços.

Telefone e computador

É importante que quem estiver na recepção possa ter meios de comunicação ao seu dispor, para isso é comum usar telefone e computador que permitem que a pessoa no atendimento esteja ao alcance dos clientes durante todo o tempo em que estiver no local.

Decoração

Escolha os móveis de recepção com base na decoração para que tudo no local combine com a estética de modo a parecer um ambiente naturalmente bonito e não uma colcha de retalhos.

Quadros, estatuetas, plantas e decorações em geral não têm uma utilidade prática na recepção mas apresentam utilidade subjetiva, pois pessoas se sentem mais confortáveis em esperar e ao serem atendidas num local com uma decoração que tenha um bom impacto no humor.