Melhores Lojas para comprar on-lineComprar on-line é algo que ou você já fez ou um dia fará. Está se tornando cada dia mais comum. Claro… é mais simples, fácil e rápido, com enorme variedade de produtos, além da possibilidade de comparar preços em diversas lojas ao alcance de alguns clicks, sem sair do conforto do lar.

No entanto, muitas pessoas ainda tem receio, mas saiba que são raras as lojas mal-intencionadas. A maior parte das reclamações com compras on-line são relacionados simplesmente a atrasos com entregas e atendimento insatisfatório. No geral, apenas 1 entre 20 pessoas tem algum problema e a maioria desses conseguem ser resolvidos.

Assim, a reputação de uma loja eletrônica não depende de sua impecável capacidade em prever e evitar problemas, mas sim em atender bem o consumidor e resolver problemas quando estes acontecem.

Como saber se a loja é boa?

Existem sites voltados unicamente a classificar lojas para comprar on-line, dizendo se são boas ou o quanto são ruins. Sites como o E-Bit e ReclameAQUI são ótimos indicativos e funcionam com base em relatos de clientes satisfeitos e insatisfeitos.

O Prêmio E-Bit classifica as lojas pelas experiências positivas dos consumidores, levando em conta a confiança dos clientes, sua decisão de compras, satisfação e principalmente se indicariam a loja para outras pessoas.

Já o ReclameAqui avalia as lojas pelas experiências negativas dos consumidores, fazendo inclusive uma intermediação entre o cliente e a loja para tentar resolver os problemas. No final, o site dá uma nota para as lojas baseada nesse atendimento pós-venda.

Ficar atento ao E-Bit e principalmente ao ReclameAqui é uma ótima maneira de decidir pela compra ou não de determinado produto ou em determinada loja.

As cinco melhores lojas para comprar on-line

Para sua comodidade, analisamos algumas lojas com base nos dados do E-Bit e do ReclameAqui. A seguir, as 5 melhores lojas para comprar on-line, levando em conta as indicações positivas e reclamações negativas sobre elas.

1- Submarino.com

Conhecida pela maior variedade de livros e eletrônicos, o site ganhou o prêmio E-Bit de melhor loja, segundo a reputação com seus consumidores.

No último ano realizou mais de 95% das entregas no prazo e pelo menos 91% dos clientes disseram que voltariam a comprar com eles. Resolveram mais de 90% dos problemas relatados e não deixou nenhum cliente insatisfeito sem resposta. Ponto para o Submarino.com que deu um show de respeito ao consumidor.

2 – Americanas.com

Preços competitivos e boas ofertas de celulares, notebooks, TVs LED e 3D, além de geladeiras, tablets, DVDs e muitos outros itens de departamento, essa é a Americanas.com.

No último ano, contou com mais de 93% de entregas cumpridas no prazo e 88% de clientes relatando que voltariam a comprar nesse site, 91% dos problemas relatados foram resolvidos e desta lista é a empresa mais rápida para responder à reclamações. Páreo duro para o primeiro colocado.

3 – KaBuM!

Especializada em eletrônicos, a loja KaBuM! é sem dúvida a mais nova entre os gigantes dos departamentos, e mesmo assim conseguiu se destacar rápido dentre eles.

Foram 88% de entregas no cumpridas no prazo e 92% dos clientes dizendo que voltariam a comprar no site. Já nas reclamações a loja tem uma reputação regular, resolvendo apenas 71% dos problemas relatados. No entanto é a loja com menor quantidade de reclamações deste Top 5, o que lhe rende um bom terceiro lugar.

4 – Magazine Luiza

Uma gigante no ramo dos departamentos, o Magazine Luiza é muito conhecido por boas ofertas em eletrodomésticos, eletrônicos, celulares e informática.

Sua reputação é muito boa, com quase 95% de entregas cumpridas no prazo prometido e 92% de seus clientes relatando que voltariam a comprar no site. No entanto precisa melhorar um pouco seu pós-venda, pois apesar de resolver 91% das reclamações, os clientes insatisfeitos tiveram que esperar até 10 dias por uma resposta. Apesar de suas qualidades, essa longa espera lhe rende apenas o 4º lugar.

5 – Walmart

A multinacional é a maior loja de varejo dos Estados Unidos e veio há alguns anos para o Brasil.

Conta com um ótimo índice de 94% de suas entregas feitas no prazo e 90% dos clientes relatando que voltariam a comprar no Walmart.

Porque ele fica em apenas quinto lugar? Porque seu índice de resolução de problemas ainda precisa melhorar um pouco. No último ano resolveu apenas 79% das reclamações e não é dos melhores no prazo para resposta. No entanto continua sendo uma gigante com baixa quantidade de problemas relatados, o que lhe rende o 5º lugar nessa lista.

Em qual comprar?

Qualquer uma dessas lojas tem um bom índice de confiabilidade, sendo que em média apenas 1 cliente entre 20 tem algum problema (geralmente prazo de entrega) e apenas 1 cliente entre 200 não tem uma resolução satisfatória.

Considerando que comprar on-line ainda é algo relativamente novo em comparação com décadas de varejo tradicional, é normal que haja algum probleminha aqui ou ali, mas essas lojas conseguem resolver quase todos os problemas relatados pelos seus clientes.

E você? Onde costuma comprar? Faltou alguma loja que você acha que deveria estar aqui no QUERO COMPRAR? Deixe nos comentários e nos ajude a manter a qualidade dos serviços da internet.