guia de compras onlineEste breve guia de compras online tem o objetivo de transmitir, de forma clara e simples, alguns alertas de segurança, além de fornecer sugestões de sites para aqueles que desejam se render aos encantos e a praticidade do e-commerce. Veja nossas dicas de compras pela internet e compre tranquilamente.

Ao longo das últimas décadas temos observado a internet assumir um papel cada vez maior e mais importante em nosso dia a dia, estando presente hoje em praticamente tudo aquilo que fazemos, possibilitando tarefas como contatar parentes e amigos por meio de redes sociais, acessar notícias praticamente no momento em que ocorrem, pesquisar e estudar para a escola, faculdade e trabalho, acessar músicas e vídeos e, claro, fazer compra online de uma infinidade de produtos diferentes.

De fato, ao longo dos últimos anos o crescimento da internet alterou sensivelmente a forma como interagimos com o mundo a nossa volta em função de seu caráter dinâmico e adaptável, afetando especialmente a forma como consumimos; hoje, podemos rapidamente consultar o preço de um determinado produto em várias lojas sem nem sequer sair do sofá, compramos sem nem sequer tocar no dinheiro e recebemos ele na porta de nossa casa.

Contudo, apesar de tratar-se inegavelmente de um mercado que está crescendo, movimentando cerca de 28 bilhões por ano e sendo acessado por aproximadamente 86% da população brasileira, existe uma série de riscos e armadilhas que podem facilmente prejudicar aqueles menos avisados.

Veja nosso guia de compras para não cair em armadilhas.

QUERO COMPRAR BARATO: GUIA DE COMPRAS ONLINE!

DICAS PARA COMPRAR PELA INTERNET COM SEGURANÇA E PAGANDO POUCO!

SEGURANÇA DIGITAL

Se você deseja realizar uma compra segura pela internet deve ficar alerta para alguns detalhes na hora de escolher o site em que irá realizar uma compra, como por exemplo:

  1. Verifique se a loja possui um endereço físico, telefone e CNPJ cadastrado em seu rodapé; em caso de dúvida, ligue para o SAC da empresa e solicite os dados cadastrais;
  2. Na hora de pagar com cartão de crédito verifique se a página do site é segura. Isso pode ser confirmado por meio da presença do símbolo de um cadeado que aparece na barra de endereço do navegador;
  3. O endereço virtual da loja deve começar com https:// – normalmente, quando trata-se de um endereço comum, que não necessita de segurança, ele começa com http://, sem a letra “s” após o “p”;
  4. Após ter sido realizado o pagamento, a loja deve enviar por e-mail um comprovante contendo o número do pedido, dados dos produtos comprados e prazo de entrega;
  5. Não realize transações financeiras como compras ou acesso a bancos em computadores de terceiros (como em Lan House, por exemplo) mas apenas em seu próprio computador, evitando dessa forma a exposição a possíveis vírus que possam estar instalados nessas máquinas.

Vale ressaltar, ainda, que nas vendas virtuais (assim como nas vendas por telefone e catálogos) o consumidor pode utilizar o chamado “Direito de Arrependimento”, realizando a devolução do produto caso não fique satisfeito com o mesmo, algo que pode ser feito até 7 dias depois de se ter recebido o item comprado.

COMPARAÇÃO DE PREÇOS

Passo importante na hora da compra, é a busca pelos melhores preços possíveis, e  quando se compra pela internet não é diferente, é necessário pesquisar bastante o item desejado, de preferência em vários sites, já que os preços tendem a variar consideravelmente. Mas para isso não é necessário visitar site por site, basta usar e abusar de SITES DE BUSCA desenvolvidos especificamente para esta finalidade: como por exemplo o site “BONDFARO” (www.bondfaro.com.br) ou o site “BUSCAPÉ” (www.buscape.com.br).

Tais sites reúnem em uma única pesquisa, de forma prática e simples, os melhores sites de compras online que comercializam o produto desejado, listando ao lado o preço do mesmo em cada uma das lojas, permitindo uma visualização mais clara dos diferentes preços praticados e permitindo, inclusive, que se filtre os resultados com base naquilo que se deseja, como, por exemplo, organizar a pesquisa do item mais barato para o mais caro.

Essas empresas contam com aplicativos para celular.

SITES DE LEILÃO

Outra importante dica para se comprar bem pela internet é utilizar os chamados “sites de leilão”, como o Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br) e a OLX (www.olx.com.br). Ambos os sites são de empresas multinacionais e contam com um grande acervo de produtos novos e usados, tanto de pessoas físicas, que desejam vender algo que possuam, como de lojas consolidadas, que tem utilizado a grande visibilidade desses sites para ofertar seus produtos em condições especiais, muitas vezes melhores que na própria loja.

A mecânica desses sites é simples: o consumidor procura um item que deseja e, ao encontrar, tira dúvidas a respeito do mesmo com o vendedor por meio de um chat disponível no site (perguntando, por exemplo, detalhes sobre o item ou valores de frete). Se estiver satisfeito com as respostas ele fecha a compra e, no caso do Mercado Livre, já calcula o valor de envio e paga por meio de uma plataforma de pagamento do próprio site, que aceita pagamento via Boleto Bancário e Cartão de Crédito; o OLX não conta ainda com uma ferramenta de cálculo de frete embutida, porém permite que se pague facilmente por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

As duas empresas contam com aplicativos para celular.

A ARMADILHA DOS GENÉRICOS E DO FRETE

Ao pesquisar por produtos que desejamos, nos deparamos, por vezes, com produtos idênticos aos que queremos por preços bem abaixo da média. Nesses casos, desconfie!

Por vezes os sites de venda – em especial os não muito confiáveis – colocam a venda produtos genéricos que aparentam ser idênticos aos originais nas fotos. Por isso, se cruzar com algum produto muito abaixo do valor usual e achar estranho, não tenha vergonha de enviar uma pergunta ou mesmo ligar para loja para indagar a respeito da autenticidade daquele produto. Se o produto for original, o vendedor ficará mais do que satisfeito em lhe informar e você poderá aproveitar uma ótima promoção, caso não seja, e você acabe realizando a compra enganado, não hesite em procurar seus direitos e realizar a devolução do mesmo dentro de um prazo de  até 7 dias!

Além disso, produtos com preço muito abaixo da média podem encontrar-se nessa condição por conta do frete. Não é incomum vendedores colocarem produtos em seus sites que encontram-se fora do país, demorando mais de 1 mês para chegar. Como se isso não fosse o bastante, por vezes os vendedores não combinam adequadamente com seus compradores – ou, nos piores casos, enganam intencionalmente os mesmos – e não informam que os produtos, além da demora na entrega, por serem importados, ainda estão sujeito a tarifação da alfândega e que as taxas extras são de inteira responsabilidade do comprador caso ele deseje libera-lo junto a alfândega.

DICAS DE SITES PARA COMPRAR COM SEGURANÇA

Importados: Aliexpress – Alibaba – Strawberry.Net

Clube de Compras: SaveMe –  Clube do Ricardo

Cosméticos e Perfumaria: O Boticario – Jeunesse – Época Cosméticos Perfumaria

Esporte e Lazer: Netshoes – Nike – Centauro – Classic Tennis

Moda e acessórios: Amaro – Glambox – Mash – Calçados Online

Viagens e Turismo: Viajanet – Booking.com – EGP Viagens BR 

Livrarias: Livraria Cultura – Saraiva – Fnac

BOM SENSO: A MELHOR SEGURANÇA QUE EXISTE

O mercado virtual de produtos é algo que chegou para ficar, sendo o próximo passo no trajeto de expansão de muitas empresas do Brasil e do Mundo. Para poder aproveitar todo o potencial e as vantagens do mesmo, nada melhor que prestar bastante atenção nas dicas acima e, na dúvida, aplicar a melhor trava de segurança que existe: o bom senso.

Caso tenha gostado deste GUIA DE COMPRAS e/ou ache que ele pode ser útil para alguém que você conhece, não deixe de curtir e compartilhar!