Como comprar de forma segura no Mercado LivreO Mercado Livre é uma das maiores plataformas de compra e venda na Internet e apesar de ser extremamente conhecido e usado por milhões de pessoas, ainda tem gente que tem restrições em usá-lo.

A empresa nasceu na Argentina, em 1999, e funciona no mesmo sistema do eBay, a maior empresa de compras e vendas pela internet do mundo, e atualmente, possui mais de 95 milhões de usuários no mundo.

Mas como funciona o Mercado Livre?

O site é uma plataforma de vendas que intermedia transações de vendas entre qualquer pessoa e o consumidor final – sendo este justamente o receio de alguns usuários, pois estão lidando com pessoas físicas.

Dessa forma, o site fornece meio de pagamentos e entregas para pessoas que não possuem lojas venderem os seus produtos, inclusive a preços bem mais acessíveis.

É importante frisar que o Mercado Livre não é um site de trocas ou desapegos, você pode até achar alguns produtos usados, mas não é esse o foco.

Outra coisa importante, é que o Mercado Livre não vende nem compra nada, a não ser os espaços para anúncio nas páginas.

Com o  Mercado Livre você pode encontrar diversas ofertas com preços bem mais baixo e realizar excelentes negócios, mas, cuidado, existem dezenas de golpes e pegadinhas.  Por isso, é importante saber se prevenir e comprar com segurança no Mercado Livre.

Como comprar com segurança no Mercado Livre

Para a sua compra no Mercado Livre não ter erro é só seguir essas dicas:

  • Observe a reputação do vendedor: o site possui um termômetro nas páginas que indica a confiabilidade do vendedor, que é preenchido de acordo com as avaliações que outros clientes fizeram. Então, se ele estiver verde, esse vendedor é bastante confiável, no caso da cor vermelha, é melhor sair fora, o vendedor não é confiável ou ainda, fez poucas vendas e não  foi avaliado.
  • Verifique se o vendedor tem medalhas: As medalhas indicam que o vendedor já fez muitas vendas dentro do Mercado Livre e recebeu muitas avaliações positivas ,cumprindo com todas as normas fiscais. A medalha é uma espécie de certificação Mercado Livre.
  • Leia as qualificações: Leia os comentários de outros compradores e veja se eles falam bem do vendedor que você está interessado. Essa é  um  ferramenta muito  útil e  pode  definir uma  venda.
  • Confira bem o anúncio: Leia bem e veja se aquele produto realmente é o que você procura e o que está sendo oferecido. Até mesmo para  evitar contratempos com produtos que na hora de entrega não era o que você esperava.
  • Converse com o vendedor: O Mercado Livre oferece um espaço para você poder questionar vendedor em todas as suas dúvidas. Então se mesmo depois de ler o anúncio, revisar e checar se está tudo certo você ainda tiver dúvidas, não hesite,  faça uma pergunta ao vendedor.
  • Assegure-se das garantias: é a mesma que se vocês estivesse em uma loja  física, veja se ele possui garantia e nota  fiscal , principalmente para mercadorias novas e eletrônicos.
  • Use sempre o MercadoPago: o MercadoPago é uma instituição financeira do próprio Mercado Livre. Sendo que , quando você paga pelo MercadoPago, o seu dinheiro fica retido até que você receba o produto, verifique se está tudo certo e qualifique o vendedor. Assim, se você constatar algum problema,  ou desistir da compra, o MercadoPago não entrega o dinheiro ao vendedor e devolve para a sua conta bancária cadastrada. Essa dica é muito importante , pois quando  você negocia diretamente com o  vendedor o pagamento, como depósito em conta, por exemplo, não há nenhuma garantia que o vendedor irá lhe repassar o produto e o Mercado Livre não se responsabiliza pela  venda.
  • Use o MercadoEnvios: O MercadoEnvios é outra ferramenta do Mercado Livre ,  que garante que seus produtos serão entregues pelos Correios. Isso dá mais segurança, inclusive porque assegura a rastreabilidade da mercadoria. Atenção, no caso de preferir retirar o produto pessoalmente, opte por lugares movimentados, como shoppings ou praças.
  • Contate o MercadoLivre: Caso tenha algum problema com o produto ou com o vendedor, inicie uma reclamação com o MercadoLivre para que o site intervenha e resolva todo o problema.